Biografia

Nascido em 2014, Alma Menor é fruto de uma parceria musical que teve início em 2011 entre Tiago Marques (acordeão) e Tiago Morais (gaita-de-fole). Desde o começo, o projeto caracterizou-se pela originalidade e pela busca constante por novas sonoridades. Com composições próprias e arranjos inovadores, o Alma Menor apresenta-se como uma das mais interessantes propostas da nova música tradicional portuguesa.


Inicialmente, a dupla experimentou diversos instrumentos, como guitarra, cavaquinho e sanfona. No entanto, a sonoridade marcante da gaita-de-fole, em combinação com a riqueza e versatilidade do acordeão, tornou-se a marca do projeto.

Para o álbum de estreia EM TONS DE AGUARELA (2018), convidámos músicos de renome da música tradicional portuguesa, dando vida à visão inicial de enriquecer ainda mais a sonoridade.

2024 marca o início de uma nova era para Alma Menor. RAÍZES DE XISTO é o resultado de uma jornada criativa arrojada. Desde a criação das partituras até a interpretação final, cada etapa do processo foi cuidadosamente trabalhada e aperfeiçoada, resultando num trabalho que redefine os limites da música tradicional em Portugal.

Todos estes anos de amizade, concertos e melodias partilhadas permitiram-nos amadurecer a nossa arte. 

RAÍZES DE XISTO é o primeiro capítulo de uma trilogia que promete emocionar e inspirar.